Miranda do Douro: um campo aberto à aprendizagem e à inovação
Os estudantes e facilitadores da unidade extracurricular Inovação Baseada em Desafios, do Instituto Politécnico de Bragança em parceria com o Instituto Superior Técnico de Lisboa, realizaram uma visita de campo ao concelho de Miranda do Douro, no âmbito do desenvolvimento dos desafios locais propostos para este semestre letivo.
A visita teve como principal objetivo aprofundar o conhecimento sobre o território e os parceiros envolvidos, proporcionando aos estudantes uma experiência prática e colaborativa junto das entidades e comunidade mirandesa.
A visita, que teve lugar no dia 29 de outubro de 2025, incluiu passagens por diversas instituições e pontos de interesse, nomeadamente a Cooperativa Agro Pecuária Mirandesa, a Associação para o Estudo e Proteção do Gado Asinino (AEPGA), a Associação Nacional de Criadores de Ovinos da Raça Churra Galega Mirandesa, a Biblioteca Municipal de Miranda do Douro, Casa da música de Miranda do Douro, ALCM – La Associação de Lhéngua i Cultura Mirandesa, Museu da Terra de Miranda e estabelecimentos comerciais.
Durante o percurso, os estudantes tiveram a oportunidade de entrevistar habitantes locais e representantes das entidades parceiras, recolhendo informações valiosas para a construção de soluções inovadoras que promovam a valorização cultural, social e económica da região.
Com grande entusiasmo e envolvimento, os alunos puderam compreender de forma mais profunda as dinâmicas locais associadas à produção agropecuária, ao património cultural e linguístico e à sustentabilidade do território.
O IPB agradece à Câmara Municipal de Miranda do Douro e às entidades parceiras pelo acolhimento, disponibilidade e contributo para a aprendizagem dos estudantes.